top of page
Alyson_Montrezol 4.JPG

Olá

Sou casado com a Priscila (mulher da minha vida!), pai da Giovanna e do Arthur (presentes de Deus), um fotógrafo que, de forma inusitada, virou professor universitário, pesquisador, documentarista e que ainda inventa de produzir alguns filmes mundo afora. Curioso, amante das artes e extremamente inquieto, busco refletir, através das imagens, sobre as coisas que não podem ser bem explicadas com palavras. Sou mais interessado nas fronteiras entre o que é real no mundo da imaginação (ou seria o inverso?). Pesquiso as sutilezas, os vestígios e as representações que constroem memórias.  O mundo das imagens técnicas e do cinema me ensinaram a importância de construir pontes e que os processos valem muito mais do que os produtos finais. Hoje sou conectado (corpo e alma) a muitos povos e culturas dos quatro cantos da Terra. Depois que aprendi um pouco sobre o poder das imagens em ajudar nestas conexões, dedico minha vida aos encontros, aos desafios de derrubar os muros do ódio, da intolerância e da injustiça. Sem abandonar a poesia, a beleza dos mistérios e o charme das efemeridades, hoje busco dar mais importância para o que é eterno e sigo tentando aprender mais sobre a divindade e o amor. Enquanto isso, aperto alguns botões.

Alyson Montrezol

Formado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo.

 

Coordenou os Estúdios do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e da Universidade São Judas entre 2012 e 2021 e, durante este período, formou alguns Núcleos Experimentais de Produção Audiovisual, dirigindo diversos
projetos acadêmicos com alunos e com a comunidade.

Formou em 2014, junto com um grupo de fotógrafos, o Coletivo Altavista que realizou seu primeiro trabalho na área da fotografia
documental com refugiados ruandenses, 20 anos após o genocídio no país.

Dirigiu o filme, "DIGNITÉ ‐ O Direito Humano a Educação no Haiti" (2015), considerado seu trabalho documental de maior relevância. 

Professor universitário nos cursos de comunicação e artes (2005 - atual), desenvolve pesquisas sobre as imagens e a representação da memórias. Palavras-chave: Fotografia; Artes Visuais; Arquitetura; Espaço doméstico experimental; Tipologia habitacional; Sistemas construtivos; Uso e transformação do espaço habitado.

Em 2023 iniciou uma pesquisa no Colégio Vila Manacá na área das Pedagogias Participativas por meio da abordagem Reggio Emilia, trabalhando com a prática da Documentação Pedagógica que serve como ferramenta valiosa para os educadores entenderem e adaptarem suas práticas, proporcionando um ambiente de aprendizado mais rico e significativo para as crianças. 

Atualmente está iniciando um projeto de pesquisa com o Movimento Educação, Arte e Cultura de Praia Grande, que tem como principal objetivo proporcionar o entrelaçamento das áreas educacionais, artísticas e culturais, gerando valores para a sociedade e ajudando a formar a identidade cultural da comunidade praiagrandense.

Texturas 07.jpg
bottom of page