top of page
17909972710713321.jpg

pomboterapia

A #pomboterapia nasceu por pura diversão, acabou virando hobby e já me trouxe prêmios e alguma visibilidade, inclusive no mundo acadêmico... (inacreditável!)

A base filosófica desta prática é a junção de três pensamentos emblemáticos do mundo da fotografia:

O primeiro vem de Robert Capa: "Se suas fotos não são boas o suficiente, é porque você não chegou perto o suficiente." O segundo é uma frase poética de Roger Ballen:  “Pássaros ocupam um lugar especial, criando uma conexão entre a Terra e o céu.” e o terceiro pensamento é atribuído a Henri Cartier Bresson: O instante decisivo!

A #pomboterapia tem que ser produzida obrigatoriamente com celular, tanto a captação quanto a edição. Obviamente, captar as imagens por este dispositivo me obriga a chegar MUITO perto da misteriosa ave. Cria-se então um momento de tensão entre a pessoa e o pombo. Este último geralmente se apavora e levanta voo. Nasce o famoso momento decisivo para o click, com a câmera do celular bem próxima, nasce uma conexão entre a terra e o céu. Simples assim.

Além de divertido, um pouco ridículo e super inusitado, a ideia do projeto é proporcionar uma reflexão sobre a estética da imagem de uma ave considerada por muitos como uma praga urbana ou um rato com asas...

Será que pode haver uma certa poesia visual em fotografias protagonizadas por pombos?

bottom of page